E alegre se fez candidato
Passando a eleição do PR muito pelo capital de simpatia e admiração que a figura do putativo inspira, numa eventual segunda volta Alegre tem, não obstante o seu posicionamento pouco ao "centrão", possibilidade de derrotar Cavaco. Cavaco não é simpático: crispado, tenso, pouco telegénico… características eanescas que não obstaram, mas aí havia o véu caridoso da farda e era o tempo delas. Para além de que aquele sentimento nacional de admiração sebastianista pelos economistas austeros já deu uvas. Neste caso até são mais passas e similares: tenho para mim que o bolo-rei será o epitáfio político de Cavaco. Já Alegre detém capital de afectos: é tido pela maioria dos portugueses como um homem corajoso, honesto e com sentido da causa comum. Ou seja, uma pérola rosadinha nos dias de ostras magras que correm.
Assim, perspectivando uma segunda volta em que faria o pleno do eleitorado à esquerda do PSD e recolhendo simpatias numa direita onde Cavaco não é tão amado com passadas maiorias podem fazer crer, Alegre aparece a muitos como o primeiro candidato sem aparente apoio partidário com hipóteses de discutir o resultado. Pois… só que a essa altura já teria apoio partidário e sejamos realistas: chegar lá sem arrimo é tarefa complicada. Onde outros colarem cartazes, Alegre exibirá foto tipo passe? Onde outros correrem em caravanas motorizadas, Alegre seguirá de bicicleta? Onde outros se rodearem de assessores e consultores, Alegre recitará poemas sob o olhar terno de Helena Roseta? É que não há admiração pública que resista a uma campanha de grupelho.
Já li que o PS vai emprestar um pedaço da máquina, quiçá até meia dúzia de cordelinhos bem mexidos, pois Alegre mobilizará votos que não tugirão com Soares, assim evitando uma anunciada vitória cavaquista em primeira ronda. Duvido: uma eventual derrota de Mário Soares será sempre uma derrota pessoal do octogenário mais político-dependente de Portugal e para José Sócrates, delfim da tralha e líder de amigalhaços, Manuel Alegre é o pior presidente possível. O que só abona a favor da sua candidatura. The more the merrier... and the merrier the better.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home